quarta-feira, 12 de novembro de 2008

É cedo para o futuro?


Pense em começar a poupar dinheiro agora! O retorno é garantido.

Por: Gustavo Cerbasi

Já ouviu falar na idéia de curtir intensamente sua vida e sua juventude até os 30 anos, para então começar a se preocupar com seu futuro? Esqueça, pois essa não é uma idéia nada boa. Em geral, quem pensa dessa maneira acaba percebendo, aos 30, que outras preocupações ganham prioridade na vida, como casar-se, ter filhos, cuidar deles e crescer na carreira. Tudo isso exige muito dinheiro, mas, acredite: você tem boas chances de conquistar seus sonhos.

O que não pode ser deixado de lado, porém, é o cuidado com sua vida futura. Não trato aqui de aposentadoria. O que quero dizer é que você pode perceber, aos 60 anos de idade, que terá muita saúde para viver praticamente outros 60 e continuar trabalhando. Aposentadoria é algo do passado. Mas, aos 60, não será tão fácil disputar com jovens uma vaga de emprego ou agüentar a dura cobrança do mercado de trabalho. Para estar bem, você precisará ter acumulado um bom patrimônio para, talvez, montar o negócio dos seus sonhos ou viver de rendimentos de seus investimentos.

Se o assunto soa sério demais ou assusta, a boa notícia é que, para quem começa cedo, conquistar o que chamo de independência financeira é simples, automático e não custa caro. Mas é preciso começar na juventude. Veja, na comparação abaixo, como uma boa escolha de investimento e um bom prazo pela frente facilitam a realização de sonhos:
{txtalt}


R$ 121 mensais lhe parecem muito atualmente? Comece com o que você pode, pois a metade desse valor, investida mensalmente, já lhe garante um patrimônio de meio milhão de reais lá na frente. O sacrifício é pequeno, diante de tamanho benefício.



AUTOR:
Gustavo Cerbasi é economista e autor de diversos livros, entre eles, Casais inteligentes enriquecem juntos, da Editora Gente.

Nenhum comentário: